PROINFO INTEGRADO - 2012
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC-100 h
ESCOLA: ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NILO COEHLO.
MINISTRO ANDREAZZA UF: RO
TUTORA: Dalva Rossmann
CURSISTA:Laudiceia Alves da Silva Jaqueira
Atividade 2.5
PORTFÓLIO
Este Portfólio tem por objetivo, apresentar os meus trabalhos no Curso 100 horas: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
UNIDADE I
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
OBJETIVOS:
· Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
· Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;
· Utilizar as TIC na prática pedagógica;
Ø ATIVIDADE 1.1. Realizei um pequeno texto comentando minhas reflexões sobre a temática:A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento de Juan Ignacio Pozo. ARQUIVO
Ø ATIVIDADE 1.2: Nesta atividade , analisei e escrevi um comentário sobre as minhas reflexões sobre:Quem sou como professor e Aprendiz?O que é ser professor hoje?Quem sou eu (professor) neste contexto?ATV 1.2
Ø ATIVIDADE 1.3 – Registrei minhas reflexões a cerca do vídeo da entrevista do Professor Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia.ATV 1.3
Ø ATIVIDADE 1.4: Fiz um trabalho de pesquisa e levantamento das tecnologias existente na escola no qual trabalho e como elas estão sendo utilizadas para apoiar as práticas pedagógicas na escola . ATV 1.4
Ø ATIVIDADE 1.5 - Elaborei um mapa conceitual para sintetizar as aprendizagens conquistadas até o momento, utilizando o software Cmap Tools. ATV. 1.5
Ø ATIVIDADE 1.6-1º Realização de uma pesquisa orientada- metodológica WebQuest - Sobre experiências desenvolvidas com projetos.Esta tarefa irá, portanto, ajudar a descobrir o uso das tecnologias integrando a uma proposta pedagógica coerente com seus objetivos.ATV 1.6
UNIDADE II
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
OBJETIVOS:
· Apresentar da Internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola).
· Apresentar espaços de pesquisa de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Diciopédia entre eles)
· Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
· Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional.
· Apresentar algumas reflexões sobre a relação entre esta forma de representação e o pensamento humano.
· Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando o editor de textos do BrOffice, o BrOffice writer, distribuído junto com o Linux educacional.
Ø ATIVIDADE 2.1(Navegação em Hipertexto):Nesta atividade naveguei em hipertextos e compartilhei impresso com colegas do curso;Conceituei hipertexto;
Ø ATIVIDADE 2.4:Nesta atividade realizei um acesso aos trabalhos dos colegas e pude perceber que todos conceituaram bem o que é hipertexto. ATV 2.4
Ø ATIVIDADE 2.5(Portifólio):Criei meu portifólio onde registrei minha atividades realizadas durante o curso que podem ser acessadas através dos links.
Ø ATIVIDADE 2.6:Nesta atividade realizamos um trabalho com os alunos com atividades ligadas ao civismo; ATV 2.6
Ø ATIVIDADE 2.7: Nesta atividade fiz uma apresentação de slaide do projeto realizado; ATV 2.7
Ø ATIVIDADE 2.8:Redigi um texto comentando as experiência sobre a execução da atividade planejada com os alunos.ATV 2.8
Ø ATIVIDADE 2.10:Nesta atividade naveguei pela Wikipédia.
Ø ATIVIDADE 2.11:Conheci e explorei o wikicionário.
UNIDADE III
CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
OBJETIVOS:
· Contextualizar o tema de que trata a Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.
· • Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.
· Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho, com o uso de tecnologias.
Ø ATIVIDADE 3.1: Nesta atividade postei um texto comentando sobre as possíveis mudanças proporcionadas pelo uso das tecnologias.ATV 3.1
Ø ATIVIDADE 3.2 : Li com atenção as diferentes estratégias compartilhadas no Fórum “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”, como fonte de inspiração para o planejamento de uma ação, a ser realizada com a turma, integrando tecnologias para facilitar a percepção da realidade de seus alunos.
Assisti , também, a aula, disponível como material complementar no CD do curso, sobre “O uso da informática na etapa de escolha do tema em um projeto”, da Professora Profa. Mônica Carapeços Arriada. (sem postagem)
Ø ATIVIDADE 3.3 Projeto de trabalho em sala de aula com integração detecnologias ao currículo. ATV 3.3
Ø ATIVIDADE 3.4 :Esse trabalho foi realizado por turmas, em grupos e por etapa, respeitando sempre o ritmo e nível de aprendizagem do aluno. Os alunos adoram realizar estas atividades ,pois não é algo rotineiro do cotidiano e o uso das tecnologias torna a atividade prazerosa.ATV 3.4
ØATIVIDADE 3.5:Conceitueio que é curriculo e o porocesso de integração das mídias no currículo.ATV 3.5
UNIDADE IV
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
OBJETIVOS:
· Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.
· Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais.
· Apresentar os repositórios de mídia da Internet.
· Apresentar o CRV como ambiente em que se podem encontrar orientações pedagógicas diversas.
· Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).
ØATIVIDADE4.4:Planejando a produção de um documento multimídia-relato do projeto pedagógico..ATV 4.4
Lau, vc esqueceu de um pequeno detalhe na hora de linkar.
ResponderExcluirFaltou vc marcar a opção "público na web"